segunda-feira, 30 de março de 2009

ATIVIDADE3_cidapedroso - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Ao traçarmos um paralelo entre educação e tecnologia observamos que a escola leva um tempo muito maior para empregá-las do que o homem para criá-las ou aperfeiçoá-las, fazendo com que haja uma grande defasagem entre o mundo escolar e o real em que vivemos. Muito se fala sobre a necessidade da nossa “sala de aula ser do tamanho mundo”, atendendo aos anseios da sociedade em constante mudança e com múltiplos espaços de conhecimento, que se utilizam de várias formas de tecnologia, como a Informática e a Internet. Como a escola é um destes espaços de informação e atende à uma grande parcela da população devido às tentativas de universalização do ensino, esta deverá, segundo Dowbor, ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articulando os diversos espaços do conhecimento”. Deverá utilizar-se de todos os recursos tecnológicos disponíveis, sabendo como empregá-los de modo que façam com que nossos alunos sintam o interesse pelos estudos e que sejam inseridos na sociedade da informação, resolvendo os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo e atuando na transformação do seu contexto. Avançar no tempo desenvolvendo um currículo condizente com a sociedade tecnológica , proporcionando ao professor o acesso à novas formas de ensinar e aprender, entre as quais está a criação dos laboratórios de informática, deve ser a meta principal para que se atinja as mudanças na escola e na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário